As universidades brasileiras surgiram a partir de 1930. A primeira legislação universitária brasileira, de 1931, autorizou as futuras instituições a concederem "privilégios universitários". A legislação tinha como principal preocupação manter sob controle os padrões das profissões; para isso, as universidades seriam submetidas a rígida fiscalização ministerial.
Haveria uma "universidade modelo" que serviria como padrão para todas as demais.A década de 1930, entretanto, foi também um período de intensas disputas ideológicas e conflitos políticos, e, por certo tempo, pareceu que o governo federal colocaria a “universidade do Brasil”, a nova Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, sob a tutela da Igreja Católica. Por diversos motivos, o acordo com a Igreja não vingou, e, na década de 1940, a Igreja Católica decidiu criar a sua primeira universidade privada. Assim sendo, a primeira universidade da década de 1930 foi a Universidade do Estado de São Paulo, conhecida até hoje como Universidade de São Paulo (USP), fundada em 1934.
E até hoje, as universidades públicas têm uma grande importância de âmbito educacional no país, pois através delas são formados inúmeros alunos, os quais são reconhecidos internacionalmente tendo mais facilidade para inserir-se no mercado de trabalho.
domingo, 28 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário